Descrição
(Conteúdos alinhados à BNCC, Material digital entregue em PDF no seu e-mail. Atividades que se adaptam as turmas e aos níveis de ensino diversificados, com 5 sequências didáticas: Sequência modelo desse plano, AQUI.)
Idades: 4 anos até 1° ano fundamental I.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS PRINCIPAIS: EO, EF, TS, CG
HABILIDADES CONTEMPLADAS: LP, EF, AR
Competências gerais desenvolvidas: 1 – Conhecimento e 8 – Autoconhecimento
Objetivo principal: Trabalhar identidade através do nome próprio. Usar o a familiaridade com o nome próprio para iniciar a alfabetização participativa da criança.
Alguns conteúdos deste plano:
- Como é o meu nome: conhecer a história do nome, identificar as letras do seu nome.
- Letra inicial com alinhavo: conhecer a letra inicial do nome e seus sons, trabalhar a motricidade fina
- Cartela mágica: treinamento de escrita, percepção da sequência correta das letras do nome
- Escrita do nome com palitos: construção do raciocínio, estrutura das letras, som de letras, letra inicial.
- Modelando seu nome: escrita do nome, motricidade fina, percepção das partes do seu nome e das letras.
- Nomes com letras móveis: hipóteses de escrita, sequência correta de letras, diferenciação e identificação de letras.
- Quebra-cabeça do nome: estrutura das letras, sequência correta das letras, sons das letras, semelhanças e diferenças com outros nomes/palavras
- Caça-nome: atenção visual, percepção do início e do final dos nomes.
- O quê rima com meu nome: rimas, musicalização, percepção da sílaba final.
- Jogo das quantidades: número de letras do nome, sons de letras, escrita.
+
Alfabeto móvel e folhas com atividades complementares para imprimir.