Descrição

(Conteúdos alinhados à BNCC,  Material digital entregue em PDF no seu e-mail. Atividades que se adaptam as turmas e aos níveis de ensino diversificados, com 5 sequências didáticas: Sequência modelo desse plano, AQUI.)

Idades: 4 anos até  1° ano fundamental I.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS PRINCIPAIS:  EO, EF, TS, CG

HABILIDADES CONTEMPLADAS: LP, EF, AR

Competências gerais desenvolvidas: 1 – Conhecimento e 8 – Autoconhecimento 

Objetivo principal: Trabalhar identidade através do nome próprio. Usar o a familiaridade com o nome próprio para iniciar a alfabetização participativa da criança.

Alguns conteúdos deste plano:

  1. Como é o meu nome: conhecer a história do nome, identificar as letras do seu nome.
  2. Letra inicial com alinhavo: conhecer a letra inicial do nome e seus sons, trabalhar a motricidade fina
  3. Cartela mágica: treinamento de escrita, percepção da sequência correta das letras do nome
  4. Escrita do nome com palitos: construção do raciocínio, estrutura das letras, som de letras, letra inicial.
  5. Modelando seu nome: escrita do nome, motricidade fina, percepção das partes do seu nome e das letras.
  6. Nomes com letras móveis: hipóteses de escrita, sequência correta de letras, diferenciação e identificação de letras.
  7. Quebra-cabeça do nome: estrutura das letras, sequência correta das letras, sons das letras, semelhanças e diferenças com outros nomes/palavras
  8. Caça-nome: atenção visual, percepção do início e do final dos nomes.
  9. O quê rima com meu nome: rimas, musicalização, percepção da sílaba final.
  10. Jogo das quantidades: número de letras do nome, sons de letras, escrita.

+

Alfabeto móvel e folhas com atividades complementares para imprimir.