Descrição

(Conteúdos alinhados à BNCC,  Material digital entregue em PDF no seu e-mail. Atividades que se adaptam as turmas e aos níveis de ensino diversificados, para duas semanas de aula, veja um modelo, aqui.)

Série: 1° ao 5° ano fundamental I.

HABILIDADES CONTEMPLADAS: LP e AR

Competência geral desenvolvida: 1 – Conhecimento

Objetivo principal: Trabalhar o gênero textual História em Quadrinhos, estimulando a criatividade e reflexão crítica da criança, objetivando criar crianças leitoras.

Alguns conteúdos deste plano: 

  1. Conhecendo as histórias em quadrinhos: Conhecer as características textuais das revistinhas em quadrinhos;  Sequência de fatos; Conhecer os diferentes recursos de fala (os balões das histórias); Descobrir as onomatopeias; Interpretação de texto/imagens.
  2. Diferentes recursos narrativos: Sequência de fatos; Conhecer os diferentes recursos de fala (os balões das histórias); Diferenciar histórias de tirinhas em quadrinhos; Interpretação de texto/imagens.
  3. O quê são onomatopeias: Conceito de onomatopeias; Expressar sons com palavras; Identificar diferentes escritas; Entonação de leitura; Brincar com os sons e a escrita
  4. Conte uma história: Desenvoltura; Oralidade; Leitura; Noção de início, meio e fim; Interpretação de texto; Criação narrativa.
  5. Encontre o que falta: Interpretação textual; Ordem de acontecimentos; Percepção de detalhes; Trabalho em equipe; Noção de parte e todo.
  6. Criando Tirinhas: Produção Textual; Planejamento; Leitura e escrita; Desenvolvimento do grafismo; Autoestima;
  7. Brincadeira das perguntas: Expressões; Oralidade; Pontuação; Interpretação textual; Perguntas e respostas; Raciocínio Rápido

+

15 atividades complementares e exclusivas para imprimir