Descrição

(Conteúdos alinhados à BNCC,  Material digital entregue em PDF no seu e-mail. Atividades que se adaptam as turmas e aos níveis de ensino diversificados, com 10 sequências didáticas: Sequência modelo desse plano, AQUI.)

Idade: 0 até 3 anos e 11 meses.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS CONTEMPLADOSEO, TS, EF, CG, ET

Competência geral desenvolvida: 8 – Autoconhecimento e autocuidado

Objetivo principal: Ajudar os bebês a reconhecerem e nomear as partes do corpo, trabalhando identidade e movimento.

Alguns conteúdos deste plano: 

  1. Qual é essa parte?: Nomear partes do corpo, imitar movimentos, trabalhar ritmo e canções.
  2. Esse é meu corpo: Perceber sua imagem, diferentes tamanhos e detalhes. Reconhecer diferenças e semelhanças físicas.
  3. Onde fica essa parte?: Noção espacial e de localização, identificar e nomear as partes do corpo.
  4. Coleguinha de papel: Perceber o esquema corporal e facial, trabalhar com diferentes materiais. Desenvolver regras de convívio.
  5. Minha sombra: Identificar tamanhos, testar possibilidades, perceber o esquema corporal e o movimento do corpo.
  6. Jogo das partes do corpo: Motricidade ampla, noção espacial, interação com os colegas, identificar as partes do corpo.
  7. Jogo das caixas: Capacidade de produzir o esquema corporal, trabalhar imaginação e possibilidades de combinação. Classificação.
  8. Complete o rosto: Identidade, reconhecer a si e os colegas, perceber esquema facial, produção artística.
  9. Esse sou eu: desenvolvimento gráfico, percepção do esquema corporal, identidade.
  10. Sou assim: Integração com a família, identidade, estimulação a criatividade e criação de narrativas.