Descrição

(Conteúdos alinhados à BNCC,  Material digital entregue em PDF no seu e-mail. Atividades que se adaptam as turmas e aos níveis de ensino diversificados)

Esse plano de aula com os códigos da BNCC traz atividades para trabalhar músicas infantis, exploração de sons e ritmos com bebês e crianças bem pequenas. Atividades lúdicas e interativas, usando recursos artísticos simples e divertidos para criar o projeto pedagógico música na infância.

Idade: 0 até 3 anos.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS CONTEMPLADOSTodos

Objetivo principal: Desenvolver as percepções de sons e ritmos desde cedo ajuda a  criança não apenas em suas noções sonoras como aprimorar sua fala, motricidade ampla, fina e repertório cultural e social.

Alguns conteúdos deste plano

  1. Sons dos materiais cotidiano (perceber e nomear diversos sons, exploração sonora diversa, brincar com objetos do cotidiano, “banda de cozinha”)
  2. Sons da natureza (exploração sensorial e de materiais naturais, motricidade ampla)
  3. Sons líquidos (atividade sonora com água, perceber volume e massa, motricidade fina)
  4. Sons de papéis e plásticos (Exploração musical de diversos materiais, oralidade, motricidade fina e ampla)
  5. Instrumentos musicais (criação de instrumentos, trabalhar ritmos e músicas, motricidade ampla e interação social)
  6. Ritmos e sons (Exploração musical e ritmos, perceber as qualidades sonoras e estimular a atenção auditiva)
  7. Músicas infantis (repertório musical, vocabulário, desenvolver os 5 sentidos, diversas atividades referentes ás músicas infantis mais conhecidas)
  8. Música de dormir e acordar (perceber diversos ritmos, trabalhar a rotina, sensações do corpo)
  9. Cantigas de roda (Musicalidade, motricidade ampla, e repertório musical)
  10. Caixa musical (Criação coletiva, repertório musical, motricidade ampla, interação entre crianças, criações artísticas)