Sequência didática para trabalhar o nome próprio, formação de palavras e escrita. As crianças da pré-escola e 1° ano do fundamental vão adorar aprender brincando. Essa sequência faz parte do plano de aula completo Alfabetização com o nome próprio, alinhados à BNCC.

Os planos sobre Alfabeto Divertido e Conhecendo as vogais complementam o conteúdo de alfabetização.

Sequência Didática: Alfabetização com nome?

objetivos bncc nome próprio

COMO FAZER:

Momento 1: Entregue algumas massinhas para cada criança. Deixe que modelem e brinquei um pouco como desejarem. Após desafie-as a montarem seus nomes com a massinha.

Deixa-as copiarem os nomes dos crachás ou que tentem construir a sequência certa das letras sem o crachá e depois observem se está correto.  Vá orientando as crianças, fazendo perguntas que as ajudem a descobrir qual letra vem depois da outra e como elas podem reproduzir a letra, se está faltando algo na letra ou como a criança pode melhorar a modelagem para que todos entendam o que está escrito.

Momento 2: Desafie as crianças a construírem com as massinhas os nomes dos colegas ou também seus sobrenomes. Conforme o nível de sua turma vá dizendo as letras do sobrenome ou informando os sons e deixando que as crianças descubram qual é a letra certa.

Momento 3: Use os nomes modelados para fazer brincadeiras de separação de sílabas. Ajude as crianças a afastarem as letras conforme os sons das sílabas quando falam seus nomes. Deixe que separem como desejarem primeiro, depois as ajude a encontrar o modo correto. Com o caderno em mãos solicite que elas vão até as mesas dos colegas e observem os nomes dos colegas e as sílabas separadas e que façam cópias destes.

 

Gostou dessa atividade? Adquira o material completo para duas semanas de aula. ABAIXO:

EU QUERO!

 

Abraços, Shana Conzatti

perfil autor