Ideia de atividade junina de história e português para o 1° ao 4° ano do fundamental trabalhando linha do tempo através das comemorações juninas. Essa atividade faz parte de nosso plano de aula com mais 10 sequências didática para Semana Junina, saiba mais.

 

Atividade junina de história

Principais objetivos da BNCC: História (EF01HI02, EF01HI01 – EF02HI08, EF02HI06, EF02HI03 –  EF03HI06, EF03HI05 –  EF04HI03)

Objetivos Gerais: Criar uma linha do tempo sobre as comemorações da comunidade, Através de fotos e relatos conhecer e relembrar antigas festas juninas, Identificar datas escritas (estimulando a noção temporal).

MATERIAL:

  • Fotos de festas Juninas antigas das famílias das crianças
  • Canetinha
  • Durex
  • Tira comprida e larga de papel pardo

 

COMO FAZER:

Momento 1: (TAREFA DE CASA) Solicite que as crianças perguntem para seus pais, avós e vizinhos mais idosos como eram as comemorações juninas no tempo deles, anotando os pontos mais interessantes das entrevistas. E que tragam para a escola fotos das comemorações juninas que tiverem de quando eram menores ou mesmo dos pais. (Se a professora conseguir pode trazer alguma foto antiga arquivada da escola)

Para a entrevista das pessoas mais velhas feita pelas crianças pode-se enviar uma ou duas perguntas já prontas para facilitar o processo.

Momento 2: Sente com as crianças para que elas possam contar sobre as fotos trazidas e as curiosidades das entrevistas. No quadro vá anotando como eram as festas antes (de coisas que eles puderam observar nas fotos e nos relatos trazidos), então questione seus alunos se agora é diferente. Se sim, quais coisas mudaram. Deixe que copiem no caderno as mudanças ocorridas.

Momento 3: Estenda a tira de papel pardo e convide seus alunos a fazerem uma linha temporal com as fotos. Para isso, observem as fotos as organizando (mais ou menos) das que aconteceram antes deles nasceres, as de quando eram mais novos e as atuais, tipo de um ano anterior).

Provavelmente será difícil saber a data exata das fotos, mas vá organizando por décadas (conforme as idades dos pais e avós presentes nas fotos) e depois em anos quando as fotos são mais atuais.

Por exemplo, uma criança trouxe uma foto de quando tinha dois anos, e outra de quando tinha quatro anos. Coloque as fotos na ordem primeiro a dos dois anos e depois a de quadro, escrevendo os anos nas fotos e indo cirando uma linha temporal coletiva.

Aproveite esse momento para ajudar seus alunos a fazerem cálculos de passagem do tempo, como: Se nessa foto eu tinha dois anos e agora tenho 8, então essa foto foi tirada no ano de?

Cole as fotos com durex e deixe seus alunos irem marcando os prováveis anos de acontecimento daquela foto. Podendo ter várias fotos em uma mesma data ou apenas uma, tudo vai depender das variedades das fotos trazidas.

 

VARIAÇÃO POR SÉRIE:

Faça todos os momentos como propostos para todas as séries. Pra os em processo de alfabetização ajude-os a escrever as datas e organizar a linha do tempo, os maiores podem fazer com maior autonomia.

 

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EU QUERO!

 

Abraços, Shana Conzatti