Ideia para trabalhar conceitos de geografia, artes e português. Essa atividade faz parte de nosso plano de aula com mais 10 sequências didática para Semana Junina, saiba mais.

 

Atividade Junina: Estereótipos:

Objetivos principais da BNCC:

  • Artes (EF15AR23 – EF15AR26)
  • Português (EF35LP11)
  • Geografia (EF01GE01, EF01GE07 – EF02GE04, EF02GE07 – EF03GE01 – EF04GE04, EF04GE07 – EF05GE03, EF05GE04, EF05GE05)

Objetivos Gerais: Desmistificar o homem/mulher da roça, Combate ao preconceito com outras formas de viver, Identificar as diferenças do campo e da cidade, Compreender a existência da variedade linguística.

MATERIAL:

  • Vídeos curtos que mostrem a vida no campo (pode ser de canais rurais ou vídeos caseiros do youtube mostrando a rotina no campo, se forem de cidades próximas a onde fica a escola é mais interessante).
  • Textos (livros ou internet) de informações sobre a vida no campo
  • Dados estatísticos do IBGE e outros órgãos (como prefeituras)
  • Imagens reais de pessoas do meio rural (antigas e atuais)

 

COMO FAZER:

Momento 1: Observando as fotos trazidas na atividade anterior questione seus alunos se eles consideram que essas representam as pessoas que moram no campo? Assim com as tradições de falar “errado” e outras representações que fazemos normalmente nas festas.

Se sua escola é na zona rural, traga essa discussão para o cotidiano deles, demonstrando como as representações são errôneas. Se a escola é na zona urbana traga os vídeos e outros textos sobre a vida no campo para eles observarem e fazerem a comparação.

Explique o quê são estereótipos (Texto Wiki) para poderem analisar os vídeos, fotos e convivências pessoais. A partir dessa primeira observação vá anotando no quadro aquilo que as crianças percebam de diferente. Nesse momento aproveite para trazer conceitos sobre a variedade linguística, relembrando com eles como em cada local há palavras e formas de falar diferentes, ou seja, que o modo como retratam as pessoas que vivem no meio rural é preconceituoso.

Se sua escola é rural ou perto de uma cidade rural, aproveite, para ver com seus alunos algumas gírias e modos de falar de seus familiares ou pessoas mais antigas da região para analisarem como é a característica linguística da região (alguns lugares pode ter uma mistura com outras línguas como alemã/italiana).

Momento 2: Traga dados do IBGE ou de prefeituras para enriquecer a conversa sobre as características do meio rural. Monte com sua turma uma tabela para eles irem preenchendo.

Na tabela pode-se separar principais áreas econômicas, tipos de maquinário usado, tipos de moradias mais frequentes, alguns costumes, como as crianças brincam (o fato de poderem brincar em sítios ou só em apartamentos…), se tem mais idosos ou pessoas jovens, animais frequentes, se tem algum diferença alimentar, meios de transportes mais usados (tem ou não metro/ônibus)…. Depois deixe seus alunos anotarem no caderno o que descobriram coletivamente.

Momento 3: Agora que seus alunos já compreenderam que o modo como as pessoas do campo são retratadas nas tradições juninas não são realmente verdadeiras, proponha que seus alunos criem fotos de valorização do campo. Pode ser uma atividade em pequenos grupos ou apenas individual.

Peça que eles criem fotos representando as pessoas do campo (como eles usando roupas da roça, como chapéu e botas e segurando as ferramentas que são usadas, ou montagens em que eles colem suas imagens em paisagens rurais diversas). Essa criação com as fotos vai depender de qual é a realidade de sua turma. Pois se eles têm contato com o meio rural, podem tirar fotos com as ferramentas e com parentes… Mas se são crianças de apartamento e longe de áreas rurais criarem a partir de uma foto retirada da internet se torna mais viável.

Essa foto pode ser compartilhada com os colegas em grupos de watts ou em outra rede social. Juntamente com a foto devem criar uma legenda que valorize o trabalho e as pessoas do campo.

Caso a atividade com fotos seja complicada para sua realidade escolar, proponha que desenhem representando o campo e seu trabalhador. E a legenda para esse desenho.

 

VARIAÇÃO POR SÉRIE:

Faça todos os momentos como propostos para todas as séries, trazendo a discussão para complementar os conceitos mais adequados da idade de suas crianças.

 

Gostou dessa atividade? Adquira o material completo para duas semanas de aula. ABAIXO:

EU QUERO!

 

Abraços, Shana Conzatti

perfil autor