Sequência didática sobre a lenda do Boitatá, uma versão resumida do plano de aula completo do Folclore Brasileiro para Ed. Infantil. Essa sequência tem por objetivos trabalhar o conteúdo da lenda, motricidade, conceitos matemáticos usando material reciclado.

Sequência Didática: Cuidado com o Boitatá

objetivos BNCC plano folclore Boitatá

COMO FAZER:

Momento 1: Relembre com as crianças a lenda do Boitatá, e convide-as a fazerem um Boitatá “bem grandão”. Entregue os rolinhos para as crianças pintarem. Após os rolinhos estiverem secos, prenda com a cola quente pedaços curtos de crepom laranja a vermelho para ser o fogo em cada rolinho.

Momento 2: Sente com as crianças em roda e monte com elas o Boitatá. Chamando uma criança por vez para passar o cordão pelo rolinho até formar uma enorme cobra. Cole a ponta do cordão no primeiro rolinho para este não escapar e no último. Então, faça a contagem, com as crianças, de quantos rolinhos foram usados: aproveite para questionar se é o mesmo número de crianças ou se te mais ou menos.

Estique a cobra no chão ou em uma parede e vá colocando algumas crianças ao lado, para fazer a comparação quem é maior: o Boitatá ou eles. E faça observações como: quantos rolinhos o Boitatá é maior do que o fulano? Cabe duas crianças dentro do Boitatá? Ou sobra rolinhos…

Explore as possibilidades de contagem e quantidades enquanto as crianças se interessarem. Podendo fazer comparações com outros objetos da sala ou mesmo hipóteses teóricas sobre animais: O Boitatá é maior que uma baleia? Que um elefante? Permita que as crianças sejam criativas e justifiquem suas respostas, a partir de suas imaginações.

Momento 3: Leve sua turma para um lugar amplo e proponha brincadeiras com o Boitatá construído: vá puxando a cobra pelo chão e correndo atrás das crianças para estas fugirem. Depois passe a cobra no chão e as crianças devem pular antes da cobra encostar nelas para não serem “queimadas”. Deixe que crianças manuseiem a cobra e proponham brincadeiras com as outras crianças, e assim que testem movimentos sinuosos puxando o cordão como se fosse uma cobra deslizando pelo chão.

 

Gostou dessa atividade? Adquira o material completo para duas semanas de aula. ABAIXO:

EU QUERO!

 

Abraços, Shana Conzatti

perfil autor