Sequência didática para trabalhar as formas geométricas vinculando diferentes campos de experiências com crianças. Essa sequência faz parte do plano de aula completo Formas Geométricas para Ed. Infantil ou Ensino Fundamental, alinhados à BNCC.

Mas essa atividade também pode complementar o plano de aula sobre os 5 sentidos, trabalhando ambos os conceitos de modo vinculado.

Sequência Didática: Caminho de formas geométricas:

formas geométricas e sensações

COMO FAZER:

Preparação: Desenhe as formas geométricas grandes no papel pardo. Organize o ambiente posicionando as tintas próximas aos papéis pardos. Retire os sapatos das crianças.

Desenvolvimento:

Momento 1: Mostre as formas para as crianças e converse sobre suas características. Questione se já sabem os nomes das formas. Explique-as como será a atividade e estabeleça regras de organização, como só andar com o pé com tinta sobre o papel pardo, de esperarem em algum lugar para terem os pés limpos e sobre quantas crianças irão por ver, e que não podem correr…

Momento 2: Permita que duas ou três crianças por vez pisem na tinta e vão fazendo o caminho contornando a forma geométrica, depois eles podem ir para outro papel para desenharem como quiserem com os pés.

Momento 3: Observem como ficou a pintura depois que todas as crianças participaram da atividade. Converse sobre como ficou as cores, quais misturas aconteceram. Se tem pés maiores ou menores, se é possível identificar de quem é o pé.

Dicas:

Os objetivos dessa sequência didática foi organizado para crianças de 1 ano e 7 meses até 6 anos, mas essa atividade pode ser feita com bebês ao explorar as formas deixando que os bebês brinquem com tinta dentro das formas. Ou ainda para turmas do Fundamental para introduzir as características das formas usando o corpo como catalizador do aprendizado significativo.

 

Gostou dessa atividade? Adquira o material completo para duas semanas de aula. ABAIXO:

EU QUERO!

 

Abraços, Shana Conzatti

 

perfil autor