Sequência didática vinculando as disciplinas de artes, matemática e português na qual as crianças irão inventar imagens com formas geométricas. Essa sequência faz parte do plano de aula completo Formas Geométricas para Ed. Infantil ou Ensino Fundamental, alinhados à BNCC.

Sequência Didática: Imagens com formas geométricas:

Imagens com formas geométricas

COMO FAZER:

Momento 1: Entregue uma ou duas folhas com as formas impressas em folhas coloridas para seus alunos e deixe que eles cortem as formas.

Momento 2: Pode-se juntar as formas recortadas em grupos de 4 crianças. Desafie-as a criarem desenhos utilizando quantas formas desejarem. E que montem na folha de desenho a “paisagem” que desejarem. Usando a canetinha para completar os detalhes que acharem necessários.

Momento 3: No caderno peça para as crianças tentarem reproduzir as paisagens criadas, desenhando os quadrados, círculos… nas posições corretas para formarem a figura novamente. Deixe que as crianças se organizem como desejarem, se querem usar réguas, ou as linhas do caderno como apoio ou apenas fazerem algo aproximado.

Momento 4: No caderno cada criança observando sua criação ou a imagem reproduzida no caderno irá responder às perguntas escritas no quadro. Ajude as crianças com exemplos para que elas compreendam o quê realmente cada pergunta pede.

  1. Dê um título para sua produção:
  2. Escreva o nome e as quantidades das formas usadas na sua produção:
  3. Quantas formas ao total você usou?
  4. Qual a forma mais usada em sua produção?
  5. Faça uma linha horizontal imaginária ao meio da folha, e responda: Quantas e quais as formas estão à cima da linha? Quais e quantas estão abaixo?
  6. Faça uma linha vertical imaginária ao meio da folha e responda: Quais as formas estão à direita da folha? Quais estão à esquerda? Alguma forma foi cortada por essa linha, qual?
  7. Escolha uma das figuras produzidas com as formas geométricas. Agora descreva o passo a passo de como alguém poderia reproduzir essa figura (coloque o quadrado, depois o triângulo em cima do quadrado…)

Momento 5: Chame as crianças que tenham realizado produções semelhantes (quem construiu pessoas, animais, casas) para mostrarem aos colegas e que todos possam ver que existe várias maneiras de organizar as formas para fazer uma pessoa, por exemplo. Deixando que as crianças respondam o que um fez diferente do outro, como a posição da forma geométrica ou a utilização de outra forma. Faça esse exercício para as crianças perceberem que existem várias maneiras de ver e realizar algo, e não como forma de dizer qual está mais semelhante à realidade.

Dicas:

Essa sequência foi montada e organizada pensando nas séries iniciais, mas é uma atividade que pode ser realizada na Educação Infantil. Neste idade trabalhe a produção artística, reforçando o nome das formas geométricas usadas e as quantidades de pedaços de papel no geral. Se forem crianças novinhas monte com elas em círculo várias imagens usando as formas, pedindo a ajuda delas: Qual dessas formas podemos usar para fazer a cabeça do boneco? E assim vai montando coletivamente a imagem desejada.

 

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Abraços, Shana Conzatti

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