Sequência didática para trabalhar gráficos e meio de transporte, auxiliando as crianças a realizarem pesquisa, contagem, percepção e respeito aos modos de vida dos outros. Esta faz parte do plano de aula completo de 10 sequências lúdicas para trabalhar o Trânsito na Educação Infantil ou Ensino Fundamental alinhado à BNCC.

Sequência Didática: gráficos e meio de transporte

projeto trânsito ed. Infantil BNCC projeto trânsito ensino fundamental bncc

COMO FAZER:

 

Momento 1: Questione as crianças como elas vêm para a escola: carro, ônibus, a pé, moto… Escreva em uma cartolina esses modos, formando colunas. Faça também um desenho que represente esses modos de vir para a escola. (se tiver dúvidas de como trabalhar com gráficos confira a postagem no blog: Como trabalhar com gráficos)

Momento 2: Diga para cada criança colar sua fichinha na coluna que representa o modo como ela vem para a escola, formando assim um gráfico de preferência. Ou para os maiores que façam uma entrevistas com os colegas da turma para descobrirem como esses vem para a escola, e depois eles comparam os resultados e montam o gráfico de modo coletivos.

Momento 3: Faça a contagem coletiva das fichas, observando qual coluna tem mais ou menos fichas. Aproveite para fazer perguntas sobre qual meio de transporte as crianças mais usam.

Gostaram dessa sequência didática de música e som? Adquira o plano de aula completo com os detalhes de como trabalhar os momentos em cada IDADE.

 

Gostou dessa atividade? Adquira o material completo para duas semanas de aula. ABAIXO:

EU QUERO!

 

Abraços, Shana Conzatti

 

perfil autor