Sequência didática sobre os 5 sentidos, usando o jogo de memória auditiva para trabalhar os campos de experiência relacionados a percepção de sons e semelhanças, musicalidade, ritmo e cooperação na Educação Infantil. É uma versão resumida do plano de aula completo do 5 Sentidos – 0 aos 4 anos.

Essa sequência didática também pode complementar os planos de aula sobre Identidade ou Esquema Corporal para Educação Infantil.

Sequência Didática: Memória Auditiva

5 sentidos BNCC

Como fazer:

 

Preparação: Encha cada par de potinhos com a mesma substância e mesma quantidade. Feche bem os potinhos, e se for preciso pinte-os para que não seja possível ver qual é o conteúdo dentro do potinho.

Desenvolvimento:

Momento 1: Entregue os potinhos para as crianças brincarem e perceberem qual o som ao sacudirem os potinhos. Após sacuda alguns potinhos e questione se as crianças conseguem encontrar qual o potinho com som semelhante. Ajude-os a testarem livremente os potinhos até encontrar os com sons semelhantes.

Momento 2: Organize as crianças em roda, e jogue um jogo da memória sonora. Uma criança por vez deve sacudir dois potinhos para encontrar o par. Se encontrou fica com os potinhos, se não outra criança deve fazer o mesmo. E vai passando de criança para criança até todos os pares terem sido encontrados.

Momento 3: Questione as crianças sobre qual substância elas imaginam ter dentro de cada potinho (se é líquido, granulado…). Que sons aquele potinho a lembram? Pode-se pegar um potinho por vez e ir anotando as hipóteses das crianças. Após abra o potinho e mostre o quê tinha. E vá fazendo o questionamento com todos os potinhos, quando for um pote que é par de outro que já foi aberto, veja se as crianças conseguem relembrar qual é aquela substância.

Momento 4: Esvazie os potes e os entregue para as crianças colocarem outras opções dentro e irem testando quais são os novos sons encontrados. Para isso pode-se ter na sala vários materiais pequenos já separados (botões, bolitas, papel picado, tampinhas de garrafas…). Vá tampando os potinhos conforme as crianças necessitem e deixe que brinquem depois como chocalho com esses potinhos.

 

Gostou dessa atividade? Adquira o material completo para duas semanas de aula. ABAIXO:

EU QUERO!

 

Abraços, Shana Conzatti

 

perfil autor